sexta-feira, 8 de novembro de 2013

ESCÂNDALO NO TRE; SALAME ESTARIA RECEBENDO AMEAÇAS DE MORTE

     ESTÁ NO BLOG DO ZE DUDU

     Vinte e quatro horas depois de o advogado Inocêncio Mártires Coelho Júnior enviar aos principais veículos de comunicação do Estado cópias da gravação de uma conversa nebulosa entre o prefeito de Marabá, João Salame, e o ex-deputado e ex-prefeito de Marituba, Armando Amaral de Castro, o gestor de Marabá e alguns familiares seus, conforme apurou o blog, começaram a receber ameaças.

     Uma fonte ligada ao secretário de Segurança Institucional de Marabá, delegado Alberto Teixeira, informou que João Salame e outros membros de sua família (não se sabe quem exatamente) passaram a receber ligações e mensagens anônimas e ameaçadoras pelo celular.

     A divulgação da gravação, contendo dez minutos e 49 segundos de conversa com Armando Castro, causou uma grande polêmica no Estado sobre a coragem e o risco de Salame em revelar o teor da conversa, que parece ter sido gravada dentro de um veículo, com utilização de aparelho de grande capacidade de impedância (captação de áudio).

     À vontade no bate-papo com Salame, que é jornalista, Armando Castro não percebeu que o prefeito marabaense agora afastado lhe armava uma armadilha para comprometer, também, peixe graúdo no TRE. 

     O negociador de propinas esbanjou capacidade de articulação no tribunal e quis transparecer a Salame segurança da compra de sentença, tanto que alegou ter intermediado a absolvição do prefeito de Belém, Duciomar Costa, que sofreu uma longa batalha no TRE e acabou sendo inocentado de crime eleitoral.

     No meio do diálogo entre Salame e o linguarudo Armando Castro houve respingo no vereador Guido Mutran, de Marabá, que teria sido interlocutor de um diálogo prévio entre o prefeito marabaense e a juíza Ezilda Pastana Mutran (que foi casada com um primo de Guido quando a magistrada atuou na comarca de Marabá), e agora foi designada como relatora do processo em que Salame foi cassado na última terça-feira, 5.

     Lisonjeado com sua capacidade de articulação no Estado, já que é do grupo do governador Simão Jatene, Armando Castro revelou na conversa gravada que conseguiu para o marido da juíza Ezilda um cargo de assessor do governador Simão Jatene; que presenteou a magistrada com um carro; e que acertou com ela R$ 300 mil no caso Duciomar Costa.
Repercussão
Dentro de Marabá, mesmo entre aliados de João Salame, a atitude do prefeito cassado de jogar para o ventilador o conteúdo da conversa com o ex-prefeito de Marituba, não foI bem recebida. Há quem sinta o prenúncio de uma carreira política curta para Salame e ainda o risco de sofrer algum tipo de atentado agora, ou depois que perder a segurança de dois policiais militares que lhe acompanham desde o início do mandato.

     Há quem defenda que o prudente seria Salame entregar a gravação para a Polícia Federal ou Ministério Público Federal e esperar o desfecho nos bastidores. 

     “Seu mandato como prefeito está apenas começando e, caso volte, poderá sofrer outras ações que seguirão para um tribunal, onde poderá sofrer algum tipo de sanção”, analisa um secretário municipal de Marabá que pediu reserva de seu nome.

     Entre membros da justiça de Marabá, a atitude de João Salame foi avaliada como “corajosa” por alguns magistrados, que acham que ela pode ajudar a fechar a sangria de problemas que se especulam na esfera estadual do judiciário. “Só o tempo dirá se Salame acertou ou errou ao divulgar a gravação para a Imprensa”, diz um desses juízes. (Paulo Costa)

                    
João Salame estaria recebendo ameaças através de seu celular